Artigos em Finanças, Contabilidade e Economia
Título: Comparando Fluxos de Caixa Em Moedas Diferentes
Autor(es): Marcelo Henriques de Brito
Resumo: É um grande desafio comparar fluxos de caixa em moedas diferentes, especialmente pela ocorrência de variações cambiais (valorização ou desvalorização de uma moeda em relação a uma moeda de referência). É incorreto calcular o valor presente do fluxo de caixa em cada moeda, com a respectiva taxa de juros, para simplesmente comparar esses valores numa mesma moeda, usando a taxa de câmbio no momento presente. Por isso, tradicionalmente se converte um fluxo de caixa expresso numa moeda estrangeira (ou numa moeda considerada fraca) para um fluxo de caixa numa moeda de referência, a qual, em princípio, é considerada estável em relação às principais moedas no mundo. Isto requer que se estime o valor da taxa de câmbio a cada entrada e saída. O método alternativo apresentado neste artigo evita o trabalho do procedimento tradicional e permite que valores presentes de fluxos de caixa expressos em moedas diferentes sejam comparados diretamente, usando um multiplicador, além da taxa de câmbio no momento presente. Um exemplo numérico mostra o uso do método alternativo denominado Método do iHdB para Fluxo de Caixa, comparando o resultado com o método tradicional.
Palavras-chaves: índice iHdB, Taxa de câmbio, Taxa de juros, Taxa de inflação, Gestão em finanças e contabilidade, Macroeconomia
Sugestão de Citação:
HENRIQUES DE BRITO, Marcelo. Comparando Fluxos de Caixa em Moedas Diferentes In: II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2005, Resende. II Simpósito de Excelência em Gestão e Tecnologia. , 2005.
Título: Breve Estudo do Impacto da Razão e da Emoção nos Negócios
Autor(es): Marcelo Henriques de Brito
Resumo: Taxas de juros dependem das expectativas de acontecimentos futuros, estão relacionadas a interesses e resultam de processos de negociação, nos quais interesses decorrem da interação entre necessidades e opiniões. Em princípio, cada indivíduo ou grupo seleciona de forma racional a opção que mais lhe interessa com a expectativa de maximizar seus ganhos. Todavia, em alguns casos, a melhor situação é aquela que considera a reação dos outros. Acontece que decisões também podem decorrer da simples adesão a uma alternativa adotada pela maioria (efeito manada). As consequências causam impactos marcantes, porém podem proporcionar ganhos para aqueles que agirem na contramão das previsões da maioria.
Palavras-chaves: Finanças comportamentais, Teoria dos Jogos, Efeito manada, Psicologia, Estratégia, Marketing
Sugestão de Citação: HENRIQUES DE BRITO, Marcelo Breve Estudo do Impacto da Razão e da Emoção nos Negócios In: VII SEMEAD – Seminários em Administração da FEA/USP, 2004, São Paulo.
Título: A Arte de Persuadir
Autor(es): Marcelo Henriques de Brito
Resumo: Os profissionais na área de seguros estão cientes de que diante da expectativa de ocorrência de um risco possível, futuro e incerto, nota-se que o segurado, a seguradora e o corretor de seguros apresentam interesses diferentes, que viabilizam negócios. Enquanto o segurado tem um interesse legítimo relativo a uma pessoa ou a um bem, e portanto paga um prêmio para ser indenizado ou reembolsado, conforme contrato, se de fato houver a ocorrência de sinistro coberto, a seguradora tem um interesse legítimo em obter lucro ao gerir bem o seu negócio, isto é, avaliar e aceitar o risco, estipular um contrato e cobrar um prêmio condizente com o risco assumido, além de gerir um eventual sinistro (o que envolve apuração dos danos, regulação e liquidação). Já o corretor está interessado em obter uma comissão por prestar um serviço digno e útil ao conciliar interesses de segurados e seguradoras.
Palavras-chaves: Seguros, Risco, Marketing, Psicologia, Produtos de Investimento, Ética, Finanças comportamentais.
Sugestão de Citação:
HENRIQUES DE BRITO, Marcelo. Emoção e razão na comercialização de seguros: A arte de persuadir. Cadernos de Seguro (FUNENSEG)., v.XXIX, p.47 – 54, 2009.
Título: El Arte de Persuadir
Autor(es): Marcelo Henriques de Brito
Resumo:
Palavras-chaves: Seguros, Risco, Marketing, Psicologia, Produtos de Investimento, Ética, Finanças comportamentais.
Sugestão de Citação:
HENRIQUES DE BRITO, Marcelo. Emoção e razão na comercialização de seguros: A arte de persuadir. Cadernos de Seguro (FUNENSEG)., v.XXIX, p.47 – 54, 2009.
Título: Novos Índices Contábeis Para Avaliar a Qualidade de Demonstrativos Financeiros
Autor(es): Marcelo Henriques de Brito; Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes; Claudio Ulysses Ferreira Coelho; Bruno Guerra Ramos.
Resumo: Este artigo propõe um novo método para medir a qualidade dos resultados de demonstrativos financeiros após desenvolver um procedimento descrito por Ciesielski (2017). Trata-se de uma metodologia modificada e ampliada visto que acrescenta à proposta original dois índices adicionais, além de propor acrônimos para os indicadores, parâmetros e índices, os quais facilitam o manuseio de dados e a interpretação dos resultados. A aplicação do novo método considerou dados trimestrais entre 2012 a 2018 para as empresas Petrobras, Vale, Usiminas, Eternit e OGX. O método exposto neste artigo e que foi denominado CFAM baseia-se na avaliação quantitativa da extensão do descasamento entre os fluxos de caixa e os registros dos lançamentos contábeis por competência. A identificada tendência de regressão à média (valor zero) do índice ARAD proposto neste artigo possibilita constatar a utilidade deste índice como uma ferramenta para avaliar a qualidade de demonstrativos financeiros. Os resultados apresentados de longas séries históricas de diversas empresas revelam que o Método CFAM de análise contábil parece ser uma ferramenta eficaz para avaliar a credibilidade de resultados de demonstrativos financeiros e até para detectar antecipadamente eventuais problemas ou mesmo possíveis manipulações.
Palavras-chaves: Gerenciamento de resultados contábeis, disclosure, análise de demonstrativos financeiros, relações com investidores, finanças corporativas.
Sugestão de Citação:
HENRIQUES-DE-BRITO, Marcelo; MORAES, A. B. G. M.; COELHO, C. U. F.; RAMOS, B. G. Novos Índices Contábeis Para Avaliar a Qualidade de Demonstrativos Financeiros In: XLIII Encontro da ANPAD – EnANPAD 2019, 2019, São Paulo
Título: Debates em Contabilidade com Filmes
Autor(es): Marcelo Henriques de Brito
Resumo: Este artigo mostra como ressaltar a relevância e a aplicação cotidiana de assuntos em áreas dacontabilidade ao fomentar debates com cenas de filmes. Além descrever uma metodologiapara selecionar e utilizar cenas de filmes, este artigo traz sugestões de quinze filmes paraaulas e treinamentos em cinco áreas na atividade contábil. Ao apresentar temas contábeis deforma prática e prazerosa pela abordagem multimídia entremeada com debates, possivelmentemais profissionais e estudantes venham a ficar tanto interessados em aprofundarconhecimentos em contabilidade quanto atentos para as implicações éticas e legais noexercício da atividade contábil.
Palavras-chaves: Filmes para ensino e debates, Contabilidade, Gestão em finanças e contabilidade, Demonstrativos Financeiros, Ética, Estratégia
Sugestão de Citação:
HENRIQUES DE BRITO, Marcelo. Debates em Contabilidade com Filmes In: EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. EnANPAD 2013. Rio de Janeiro: ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2013.